BEM VINDO

Bem vindo ao Churrasco Du Bom, este espaço destina-se a troca de esperiencias , receitas e alguns esclarecimentos sobre a paixão nacional dos brasileiros, o churrasco

segunda-feira, 27 de junho de 2011

COMO FAZER UMA CHURRASQUEIRA EM 7 PASSOS

Churrasqueira
Um modelo bastante funcional, e sem complicações na construção, é o que utiliza uma viga reta de granito ou concreto armado 
Texto Gustavo Laredo
Ilustrações Francisco da Costa


Uma churrasqueira fácil de fazer é o sonho de consumo de muita gente tem propriedade rural - seja uma fazenda, seja um sitiozinho para passar o final de semana. Embora existam projetos simples, é bom contar com um planejamento correto antes de iniciar a obra de alvenaria e também a ajuda de um pedreiro. O local onde a churasqueira vai ser instalada precisa ser confortável pros usuários e o solo deve ser compacto para suportar o peso do equipamento - cada tijolo pesa, em média, um quilo e meio. A coifa e a chaminé devem ser bem projetadas para evitar que a fumaça se espalhe.
O modelo de churrasqueira mais simples existente no mercado é o de viga reta, que pode ser de granito ou de concreto armado. É importante deixar um espaço adequado para colocar kits de espetos giratórios.

Para construir este modelo, são necessários cerca de 600 reais. O valor foi calculado com base no custo de mão-de-obra e nos preços dos materiais de construção na região Sudeste, mas podem variar de local para outro.
Uma dica adiconal é passar impermeabilizante em toda a churrasqueira para que tenha maior vida útil.
Montagem em sete passos
Texto Gustavo Laredo
Ilustrações Francisco da Costa



Siga as instruções e, com cerca de 600 reais, tenha um local apropriado para fazer churrascos na fazenda, no sítio ou no quintal de casa


• Cerca de 650 tijolos com 10 centímetros de largura
• Massa refratária
• 1 placa de granito de 80 x 10 cm. A espessura pode variar. Esta placa também pode ser de concreto armado (veja a figura)
• 1 viga de granito ou de concreto de 23 x 5,5 cm (veja a figura)
• 1 placa quadrada de granito ou de concreto. A medida varia de acordo com a largura da chaminé
• Placas refratárias de 20 x 20 cm
• Areia grossa
• Cimento
• Impermeabilizante.

1>>>A churrasqueira deve ser montada sobre uma base retangular de tijolos, com 93 centímetros de comprimento e 70 centímetros de largura. Entijole até a altura de 73 centímetros. Preencha o interior com areia grossa e cimento.

2>>>Vá entijolando até a altura de 90 centímetros. Faça uma carreira interna no fundo e à direita, e uma carreira dupla interna no lado esquerdo, deixando uma saliência necessária para abrigar o motor de um kit de espetos giratórios. Coloque na parte frontal a placa de granito.

3>>>Entijole o fundo e os lados da churrasqueira até 60 centímetros de altura.

4>>>Coloque em cima da parte frontal a viga de granito, deixando cinco centímetros para fora da base.

5>>>Coloque uma carreira de tijolos por cima da viga e no resto do perímetro superior da churrasqueira. Assente as placas refratárias no buraco formado no centro. Não esqueça de deixar os apoios laterais para apoiar os espetos ou os quadros de um kit giratório.

6>>>Faça na parede dois riscos verticais de 70 a 75 centímetros de altura nos dois lados da churrasqueira. Faça um risco na horizontal, na mesma altura. 1 2 3 4 5 6 Procure o centro da base de alvenaria e faça um outro risco na vertical. Observe se a medida é de 30 ou 35 centímetros. Coloque mais 10 centímetros para cada lado e faça um pequeno risco. Desenhe uma linha até a base para descobrir o ângulo da coifa e comece a entijolar seguindo a fôrma deixada na parede, como se fosse uma pirâmide.

7>>> Terminada a coifa, continue subindo a chaminé até a altura desejada. Em cada canto dela, faça uma pequena pilha de tijolos, que servirão de suporte para a placa quadrada de granito. Verifique o tamanho do espaço aberto da chaminé antes de adquirir a placa de granito. Faça uma limpeza geral na churrasqueira e aplique o impermeabilizante.



A MAGIA DO CHURRASCO

Churrasco
Isso é bom demais, tchê !
Um jeito primitivo de preparar uma refeição tornou-se símbolo de festa e torna a carne um dos alimentos mais tentadores.
Juçara Pivaro
Mais que uma refeição, o churrasco representa para boa parte dos brasileiros um ritual de comemoração. Tudo é motivo para reunir amigos ou família e preparar apetitosas peças de carne na brasa, onde os homens tomam a frente no preparo e dão folga para as cozinheiras. Há muitos anos, quando eles ainda não haviam despertado para o prazer de preparar pratos e testar seus dotes gastronômicos, escolher, preparar e cuidar do ponto certo da carne já fazia parte dos afazeres masculinos, com raras exceções.
Assim como discutem sobre futebol, é comum nas rodinhas de conversas masculinas considerações sobre técnicas, truques, preferência das carnes utilizadas e modos de grelhar. Aliás, um bom papo, descontração, caipirinha, cerveja, vinho e saladas são os acompanhamentos ideais para essa refeição tão apreciada pelos brasileiros.
Sucesso de público
O gosto pelo churrasco em algumas regiões do Brasil é incontestável. Somente na Grande São Paulo, o Frigorífico Independência, um dos principais fornecedores de carne bovina para churrascarias, coloca no mercado uma média de 100 toneladas por semana. A procura pela picanha, a rainha das churrascarias, também apresenta números expressivos em São Paulo, onde são consumidas 150 toneladas por semana. Como cada boi produz apenas duas picanhas de 1 kg e 1,5 kg, isso significa que 51 mil animais são abatidos para saciar a gula dos paulistanos.
“O consumidor tem se mostrado mais exigente em relação à qualidade das carnes” afirma Cleber Gaeta, do Frigorífico Independência. “Para atender as boas churrascarias, buscamos cortes do gado Nelore, criados em fazendas, no Mato Grosso do Sul, com cuidados especiais. Nossas carnes possuem certificados HACCP e permanência diária do SIF – Serviço de Inspeção Federal, que fiscaliza a procedência, higiene e qualidade dos produtos. Laboratórios fazem análises diárias e médicos veterinários cuidam diretamente do controle de qualidade.”
O maior número de conhecedores e a evolução dos fornecedores, acabou por abrir espaço para outro mercado – o das butiques de carne. Essas lojas oferecem carnes originárias de boas raças e de rebanhos confinados, além dos apetrechos necessários para um bom churrasco, como temperos, facas, espetos, tábuas, aventais, etc. Essas butiques buscam fornecedores de carne de bois com conformação genética, cuidados e alimentação que proporcionam características especiais como a maciez da carne e menor teor de gordura. A atenção à qualidade está presente também na embalagem, que já vem com o produto cortado e embalado à vácuo, uma forma mais segura de preservação da carne.
Os empreendedores que se dedicam ao comércio dessas carnes estão colhendo bons frutos e suas vendas crescem 15% ao ano, um número que demonstra o potencial desse mercado. A Bassi, uma dessas butiques, vende cerca de 200 toneladas de carne por mês, sendo que 80% destina-se aos supermercados. “Uma boa carne merece um corte adequado, e essa talvez seja a parte mais delicada e importante de um churrasco. Conhecer a anatomia do animal é fundamental para um corte de qualidade” afirma Marcos Bassi, proprietário da empresa. “Só através do conhecimento detalhado dos tecidos, fibras e músculos é possível a exploração das potencialidades do animal”.
A Bassi realizou estudos para desenvolver cortes exclusivos e artesanais como o “bon- bom” e a maminha. Aliás, a fraldinha, parte do boi que antigamente era usado apenas para moer, tornou-se presença constante nos churrascos pelas mãos de Marcos Bassi, sendo hoje a segunda carne mais usada para grelhar.
Atenções básicas
Apesar de ser conceitualmente simples, preparar um bom churrasco é uma arte repleta de técnicas e truques que fazem a diferença no momento de saborear uma carne. Churrasqueiros que ficaram famosos por seus talentos afirmam que a partir de uma mesma peça de carne pode-se obter resultados variados. Extrair a suculência do produto, atingir a maciez ideal e o sabor irresistível é uma arte, que nem todos dominam.
Para Itacyr José, proprietário da Churrascaria Caminho do Sul, mais conhecido como o “Gaúcho da TV” por apresentar suas dicas e receitas em programas de culinária, “o bom churrasco começa no corte da carne e no preparo da brasa. Se o braseiro não estiver adequado, o sabor e a suculência do assado ficarão alterados.” E completa: “Todo tipo de carne pode ficar apetitoso e até adquirir maciez, isso não é privilégio das chamadas carnes de primeira, os cortes das peças e a forma de assar é que fazem a diferença”.
A escolha de carnes de boa procedência é fundamental, lembrando que a carne de vaca deve ser evitada, por ser consideravelmente mais dura. Todas as técnicas e procedimentos para torná-la mais macia não terão resultado e o sucesso da refeição ficará comprometido. Outra etapa importante diz respeito às peles que envolvem a carne, cuja retirada é um importante item e ignorar essa etapa pode contribuir para o endurecimento do assado.
Com relação aos acompanhamentos, a mistura de culturas do sul do país, deixou marcas facilmente identificáveis: a introdução do hábito de servir lingüiças, carne de porco e salada de batatas provém dos imigrantes alemães. Os italianos trouxeram o churrasco de frango, a polenta e o uso de folhas de agrião e rúcula. Hoje, alguns desses itens fazem parte do cardápio das principais churrascarias do Brasil.
Assim, passou a ser costume servir a lingüiça como entrada, uma vez que o produto grelha mais rápido sendo a solução ideal para saciar a vontade dos mais famintos. O frango, que também consome menos tempo para assar, geralmente chega antes, atendendo ao público infantil, que costuma ser mais impaciente.
Cada região ou pessoa pode imprimir seu estilo ao ritual do churrasco, porém é unanimidade nacional que o melhor acompanhamento para saborear uma boa carne é um grupo de amigos ou familiares. Talvez um dos maiores atrativos da refeição, além da carne, seja o toque de festa e a descontração que o ato de “churrasquear” sugere.

História do Churrasco
A descoberta do churrasco é atribuída aos índios que habitavam a costa das três Américas. Eles assavam a carne ao ar livre, numa fogueira sobre pedras com auxílio de uma grelha de madeira verde, mas foi na região do grande pampa que o churrasco encontrou o seu ambiente ideal. A pecuária sempre foi uma das maiores riquezas do Uruguai, da Argentina e do sul do Brasil, e a lida com o gado afastava os peões, por longos períodos de suas casas. O churrasco era uma forma mais prática de fazer uma refeição, pois bastava uma boa faca afiada, um fogo de chão, um espeto de vara, um generoso pedaço de carne e sal grosso para alimentar esses trabalhadores.
Hoje, não é mais uma comida regional, encontrando apreciadores em todo Brasil. Tornou-se sinônimo de festa e confraternização entre amigos.

Carnes exóticas
Para aqueles que querem variar e curtir um sabor diferente, algumas carnes exóticas podem se tornar opções interessantes. Em algumas casas especializadas é possível encontrar carne de avestruz, importada da Espanha e França. Com coloração vermelho-escura é bastante saborosa e possui pouca gordura.
O javali, um tipo de porco selvagem muito conhecido por sua aparição nas histórias em quadrinhos, no espeto dos personagens Asterix e Obelix, também é uma excelente opção por seu sabor e sua característica light. O animal já é criado no Brasil, o que torna o preço dessa carne menos salgado.
E, para quem quer variar e não tem preconceitos, as alternativas são muitas: até carne de cavalo pode ser uma inovação. Para quem não sabe, o Brasil é o maior produtor desse tipo de carne, que é muito apreciada na França. Ainda restam as opções de outros animais como a capivara, jacaré ou rã, que podem ser excelentes alternativas para quer pretende quebrar a rotina de um churrasco.

Dicas para preparar um bom churrasco
Confira abaixo algumas dicas que a equipe de Nutrinews levantou junto a especialistas, que colaboram para o sucesso de um churrasco:
  • A antiga técnica de acender o fogo com um pão velho embebido em álcool, apesar de segura já se mostra ultrapassada. Existem no mercado, produtos especiais para este tipo de acendimento que fornecem, além de segurança, a garantia de um fogo mais uniforme. Este é o caso do Lumix, produto natural à base de cana-de-açúcar que durante a queima não gera gases tóxicos e não oferece risco de explosão porque tem inflamabilidade menor que o álcool líquido. Apresentado em forma de pastilhas, o produto pode ser manipulado com mais segurança.
  • Nunca utilize produtos poluentes como plástico, gasolina, óleo diesel, com risco de contaminar e interferir no paladar da carne.
  • Procure deixar o carvão apenas de um lado da churrasqueira. Só depois que a brasa estiver firme e incandescente, espalhá-lo por igual na churrasqueira.
  • Depois do fogo aceso esperar pelo menos meia hora para colocar a carne. Antes de colocar a carne na grelha deixar o braseiro firmar bem, sem chamas ou fumaça e com temperatura elevada.
  • Não esqueça de ter por perto uma garrafinha de água com um pequeno furo para controlar o fogo.
  • Espetar a carne exige uma certa técnica e os espetos adequados. A posição correta é segurar o espeto com a mão direita paralelamente à mesa, enquanto se apóia a carne com a mão esquerda.
  • A distância entre a carne e o fogo deve ser de aproximadamente 30 centímetros para carne sem osso e 50 cm para carne com osso.
  • O sal grosso é o indicado para o churrasco. Espetar a carne colocando bastante sal dos dois lados na própria churrasqueira. Ao manusear o espeto, o excesso de sal vai caindo no fogo. Não há necessidade de salgar novamente.
  • Para retirar o excesso de sal e servir, segure o espeto no ar, ainda do lado de dentro da churrasqueira e bata com as costas da faca.
  • Na falta de sal grosso, faça uma salmoura. Vá borrifando a carne, periodicamente, sem tirá-la do fogo, mas cuidado com o excesso de sal fino, pois não é possível retirá-lo.
  • Deve-se usar apenas sal grosso, mas quando utilizar outro tempero é indicado utensílios de plástico, pois os de alumínio oxidam o tempero modificando o sabor. Procure evitar temperos ácidos, como limão ou vinagre que enrijecem a carne.
  • A limpeza da carne é fundamental pois é dela que depende o resultado do sabor da carne. A quantidade de gordura não deve ser muita e nem pouca, para deixar as fibras com sabor e maciez.
  • É muito importante evitar que a carne perca seu suco. Neste ponto a tecnologia chega para ajudar a tradição: já existe no mercado filmes especialmente desenvolvidos para envolverem a carne de maneira a garantir retenção do liquido e conseqüente maciez.
  • As facas devem estar bem afiadas para evitar o estiramento das fibras e dar um acabamento bonito ao churrasco.
  • A medida básica para calcular o consumo de carne é meio quilo de carne sem osso por pessoa e setecentos gramas com osso.
  • É comum aparecer um convidado que não come carne. Para prevenir situações embaraçosas e ser um bom anfitrião, é bom ter sempre reservado um peixe ou frango para essas ocasiões. Os peixes mais indicados para grelhar são o salmão ou o mero. E não esqueça que, para o peixe, é indicado o uso de sal fino.
  • Uma mesa bem organizada é o charme do bom churrasco. Não esqueça de dispor talheres adequados, com facas serrilhadas para facilitar o corte. Informalidade é uma característica do churrasco, porém não se deve descuidar da boa apresentação.

Receitas de sucesso
Por Itacyr José - O Gaúcho da TV
Picanha do Avesso
Ingredientes
  • 1 picanha de aproximadamente 1,4 kg
  • 400 g de queijo provolone
  • Sal grosso
Modo de preparo –
Use picanha maturada e retire o excesso de gordura. Fure a picanha na diagonal, de um lado para o outro, deixando dois centímetros nas laterais. Vire a ponta para dentro até deixá-la no avesso, recheie com o queijo, costure as pontas e salgue. Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno a 200º C por 20 minutos. Abaixe o fogo aos poucos até chegar ao mínimo, totalizando uma hora e vinte minutos, virando-a de 10 em 10 minutos.

Costela na Pedra
Ingredientes
  • 1 costela de boi de aproximadamente 6 kg
  • 8 kg de sal grosso
Modo de preparo –
Coloque 3 kg de sal no fundo de uma assadeira e depois coloque a costela com o osso para baixo e o restante do sal coloque por cima, cobrindo toda a costela deixando no forno por no mínimo 3 horas (Forno em 300º C).

Molhos que dão um toque especial
Molho de Cebola de Cheiro
Ingredientes
  • 2 maços de cebolinha de cheiro
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola média picada
  • ½ cubo de caldo de carne
  • 1 colher de sopa de molho de pimenta
  • 1 xícara de água
  • ½ colher de massa de tomate
Modo de preparo –
Refogue o alho e a cebola no azeite e acrescente os demais ingredientes e deixe cozinhar por 3 minutos.

Molho de vinho
Ingredientes
  • 1 litro de caldo de carne bem concentrado
  • 1 litro de vinho tinto
  • 3 colheres de farinha de trigo dissolvida numa xícara de água
  • 1 ramo de erva de provença
  • 1 ramo de salsa, sal e pimenta a gosto
Modo de preparo –
Coloque todos os ingredientes numa panela para ferver, menos a farinha de trigo. Quando levantar fervura, acrescente a farinha e deixe ferver por mais 10 a 15 minutos.

Molho de alho com azeite
Ingredientes
  • 3 gemas
  • 3 dentes de alho
  • ¼ de litro de azeite de oliva
  • 2 colheres de sopa de limão
  • 1 pitada de pimenta do reino branca
  • Salsinha
  • Sal a gosto
Modo de preparo –
Misture as gemas cozidas e desmanche com o garfo, misturando com o alho bem picado. Mexer com colher de pau acrescentando o azeite aos poucos. Temperar com suco de limão, salsinha, sal e uma pitada de pimenta do reino.

Fonte: nutrnews.com.br

As bananas e os abacaxis caramelizados são uma ótima pedida depois das deliciosas carnes, vinagrete e farofa

Para preparar a banana caramelizada na grelha, você vai precisar de açúcar, canela e mel.
Assim como as saladas e farofas, existem algumas sobremesas que são típicas para serem servidas juntamente com churrascos, uma vez que utilizam a churrasqueira para seu preparo. As bananas e os abacaxis caramelizados fazem toda a diferença no final da festa.

O professor e churrasqueiro profissional, Mário Vieira, ensina no curso Treinamento de Churrasqueiro, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, como fazer essas delícias. Confira o passo a passo.

Para fazer a banana caramelizada, você vai precisar de três unidades da nanica madura, 50g. de açúcar refinado, 30ml de mel e uma colher de café de canela em pó. “Coloque as bananas com as suas cascas em uma grelha e leve para assar próximo do braseiro, que é a parte de baixo da churrasqueira. Deixe-as assar até tostar as cascas do lado de baixo”, explica o professor.

Quando isso acontecer, vire as bananas, mas faça com bastante cuidado para não esmagá-las. Repita esse processo. No momento que as cascas desse lado também estiverem tostadas, retire as frutas da grelha da churrasqueira. Abra e coloque o açúcar com canela sobre elas. Feito isso, regue com um fio de mel e as bananas estarão prontas para serem servidas.

Para fazer o abacaxi, você vai precisar também das mesmas quantidades de açúcar refinado e canela em pó. Primeiro, descasque a fruta e a divida em três fatias relativamente grossas, de aproximadamente 6cm de espessura. Passe cada fatia no açúcar com canela, de forma a envolvê-las completamente.

“Coloque os pedaços sobre a grelha e acrescente mais um pouco de açúcar com canela sobre cada uma. Quando o açúcar da parte de baixo começar a derreter e se transformar em uma calda, vire os abacaxis para que a mesma coisa aconteça do outro lado”, diz o professor. Nesse ponto, é só deixar na grelha por mais uns dois a três minutos e o abacaxi caramelizado estará pronto.
Por: Ariádine Morgan
Curso CPT - Treinamento de Churrasqueiro

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que o CPT – Centro de Produções Técnicas seja citado como fonte, remetendo para o site da instituição: www.cpt.com.br

RECEITA DE PÃO DE ALHO P/ CHURRASCO

 
Ingredientes

- 4 colheres (sopa) bem cheias de maionese em
temperatura ambiente
- 4 colheres (sopa) bem cheias de manteiga em
temperatura ambiente
- salsa desidratada a gosto
- 3 dentes de alho (grandes) amassados e depois
triturados
-2 colheres(sopa) de queijo provolone ralado ou triturado- 6 pães (tipo francês,  bisnaga, com ou sem
gergelim)

Modo de Preparo
Misture bem todos os ingredientes em uma tigela e
reserve. Faça 4 a 5 cortes em cada pão, como se fosse
fatiar, mas sem ir até o final. Recheie cada corte com
o creme de alho reservado, e com o creme que restar,
passe mais um pouco em cima e nas laterais dos pães.
Coloque no espeto e leve à churrasqueira, com cuidado
porque eles assam bem rápido. 
Dicas: esse pão também pode ser assado no forno. A
salsa pode ser substituída por orégano. Use a mesma
pasta para fazer torradinhas de alho, é só levá-las ao
forno. Experimente vários tipos de pão, desde que sejam
salgados.

TABELA DE CALORIAS POR TIPO DE CARNE

Tá a fim de encarar uma carninha? Vai num churrasco este final de semana?
Ou vai apenas se esbaldar no rodízio?
Veja antes as calorias que você vai ingerir e ... bom apetite.
ProdutoQuantidadeCalorias
Acém assado100 grs.185
Acém frito100 grs.220
Alcatra assada100 grs.235
Almôndega caseira de carneunidade54
Almôndegas ao molho Swiftunidade43
Almôndegas ao sugo Sadiaunidade58
Almôndegas bovinas Sadiaunidade48
Almôndegas bovinas Searaunidade51
Almôndegas de frango Sadiaunidade58
Almôndegas de frango Searaunidade50
Almôndegas de peru Sadiaunidade46
Antecoxa de frango assada100 grs.109
Asa de frango assada100 grs.135
Asa de frango assada Sadia100 grs.185
Asa de frango assada Seara100 grs.141
Asa de Peru Sadia100 grs.140
Baby beef Sadia100 grs.94
Bacon em pedaços Sadia1 fatia56
Bacon fatiado Sadia1 fatia54
Bacon fatiado Seara1 fatia54
Bacon frito2 fatias97
Bacon tablete Seara1 fatia50
Barriga defumada Sadia100 grs.503
Bife a cavalounidade445
Bife à milanesaunidade354
Bife à parmegianaunidade595
Bife com molho de tomateunidade230
Bife de carne de carne moídaunid.média233
Bife de panelaunidade240
Bife rolêunid.grande470
Bisteca de carneiro assada100 grs.355
Bisteca de lombo de boi100 grs.272
Bisteca de porcounidade360
Bisteca de porco fritaunid. média407
Bucho de boi100 grs.99
Cabrito100 grs.357
Carne bovina Swiftpacote799
Carne de boi cozida100 grs.235
Carne de boi gorda enlatada100 grs.271
Carne de boi magra assada100 grs.288
Carne de porco salgada Sadia100 grs.135
Carne-de-sol100 grs.213
Carneiro100 grs.122
Carne-seca100 grs.296
Carpaccio100 grs.163
Chouriço e paio100 grs.232
Chuleta de cordeiro assada100 grs.356
Chuleta de cordeiro cozida100 grs.350
Chuleta de porco100 grs.338
Chuleta de vitela crua100 grs.151
Codorna Perdigão100 grs.308
Coelho100 grs.165
Coelho ensopado100 grs.205
Contrafilé Sadia100 grs.186
Coração de boi100 grs.180
Coração de carneiro100 grs.185
Coração de frango100 grs.165
Coração de frango Seara100 grs.180
Coração de vitela100 grs.155
Costela assada de boi100 grs.380
Costela de carneiro cozida100 grs.217
Costela de vitela100 grs.139
Costela defumada Sadia100 grs.357
Costela ponta de agulha assada100 grs.185
Costela salgada de porco Sadia100 grs.320
Costeleta de carneiro100 grs.358
Costeleta de cordeiro100 grs.352
Costeleta de porco100 grs.390
Costeleta de porco na chapa100 grs.367
Coxa de frango100 grs.144
Coxa de frango assada com pele100 grs.110
Coxa de frango assada sem pele100 grs.98
Coxa de frango com pele Seara100 grs.82
Coxa de frango cozida100 grs.110
Coxa de frango e sobrecoxa com pele Sadia100 grs.271
Coxa de frango e sobrecoxa com pele Seara100 grs.268
Coxa de frango empanada Sadia100 grs.224
Coxa de frango sem pele Seara100 grs.164
Coxa de peru Sadia100 grs.134
Coxa frango e sobrecoxa sem pele Seara100 grs.256
Coxão duro assado100 grs.200
Coxão duro frito100 grs.235
Coxão mole assado100 grs.200
Coxão mole frito100 grs.235
Espetinho de coxa de frango Seara100 grs.220
Espetinho temperado bovino Sadia100 grs.111
Faisão cozido100 grs.210
Faisão Perdigão100 grs.242
Fígado de boi frito100 grs.210
Fígado de carneiro100 grs.196
Fígado de carneiro na brasa100 grs.220
Fígado de coelho100 grs.120
Fígado de frango Seara100 grs.124
Fígado de galinha100 grs.140
Fígado de ganso100 grs.132
Fígado de peru100 grs.140
Fígado de porco100 grs.264
Fígado de vitela100 grs.256
Filé de boi100 grs.185
Filé de frango Sadia100 grs.101
Filé de porco Sadia100 grs.120
Filé mignon100 grs.121
Filé mignon de vitela100 grs.145
Fraldinha de boi assada100 grs.185
Fraldinha de boi Sadia100 grs.169
Frango a passarinho100 grs.156
Frango cozido100 grs.220
Frango cozido sem pele100 grs.188
Frango defumado Sadia100 grs.157
Frango desossado com pele Seara100 grs.197
Frango grelhado100 grs.146
Frango inteiro Sadia100 grs.172
Frango temperado Seara100 grs.197
Galinha Frita100 grs.137
Ganso100 grs.452
Hambúrger bovino Swift/Bordonunidade117
Hambúrger de chester Perdigãounidade121
Hambúrger de frango Sadiaunidade212
Hambúrger de frango Searaunidade131
Hambúrger de peru Sadiaunidade127
Hambúrger Sadiaunidade107
Hambúrger Searaunidade139
Javali100 grs.147
Lagarto de boi assado100 grs.170
Lagarto de boi cozido100 grs.117
Lagarto de vitela assado100 grs.145
Lagarto de vitela cozida100 grs.145
Lagarto de vitela crua100 grs.115
Leitão100 grs.380
Língua de boi cozida100 grs.287
Lombo assado100 grs.272
Lombo cozido cubos Seara100 grs.133
Lombo de boi assado100 grs.290
Lombo de carneiro assado100 grs.361
Lombo de cordeiro assado100 grs.336
Lombo de porco100 grs.362
Lombo de porco cozido e defumado100 grs.389
Lombo de porco Sadia100 grs.143
Maminha Sadia100 grs.158
Mini Chicken Perdigão100 grs.209
Mini Tender Sadia100 grs.210
Miolo de alcatra Sadia100 grs.133
Miolo de boi100 grs.119
Miolo de Coxão mole Sadia100 grs.120
Miolo entrecote Sadia100 grs.121
Miúdos de boi100 grs.68
Miúdos de galinha100 grs.160
Moela de galinha100 grs.77
Moela de peru cozidounidade110
Músculo assado100 grs.185
Músculo cozido100 grs.180
Patinho de boi assado100 grs.200
Patinho de boi frito100 grs.235
Patinho de vitela assado ou cozido100 grs.145
Pato assado com pele100 grs.320
Pato assado sem pele100 grs.191
Peito de boi com pouca gordura100 grs.211
Peito de cordeiro100 grs.306
Peito de frango assado100 grs.109
Peito de frango assado sem pele100 grs.98
Peito de frango com pele Seara100 grs.107
Peito de frango cozido100 grs.109
Peito de frango empanado Sadia100 grs.174
Peito de frango Sadia100 grs.163
Peito de frango sem pele Seara100 grs.100
Peito de galinha frito100 grs.135
Peito de peru Sadia100 grs.106
Perdiz assada100 grs.206
Perdiz Perdigão100 grs.298
Perna de cabrito assada100 grs.357
Perna de carneiro assada100 grs.236
Pernil de cordeiro assada100 grs.194
Pernil de ovelha100 grs.340
Peru100 grs.180
Peru assado com pele100 grs.210
Peru assado sem pele100 grs.178
Peru inteiro temperado Sadia100 grs.96
Picanha100 grs.156
Porco Assado100 grs.393
100 grs.64
Rim de boi100 grs.111
Rim de coelho100 grs.120
Rim de cordeiro100 grs.104
Rim de ovelha100 grs.101
Rim de porco100 grs.142
Rim de vitela100 grs.126
Rosbife100 grs.166
Sobrecoxa de frango com pele100 grs.227
Sobrecoxa de frango sem pele100 grs.202
Steak de frango100 grs.224
T.Bone Steak100 grs.300
Tender100 grs.210
Toucinho defumado20 grs.138
Veado100 grs.134
Vitela cozida100 grs.230
Vitela magra assada100 grs.231